Seguro RETA

Seguros na medida certa para aeonaves de passeio e de uso comercial. Coberturas a pessoas e bens no solo, assim como aos passageiros.


Seguro Pessoal
O seguro RETA (Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo) é um seguro obrigatório para toda e qualquer aeronave em território brasileiro, independente de sua utilização. Esta obrigatoriedade consta na lei 7565, de 12 de dezembro de 1986, do Código Brasileiro de Aeronáutica.

 

O objetivo do seguro é garantir o reembolso ao segurado em casos de acidentes, seja com passageiros, com tripulantes ou com pessoas no solo, incluindo despesas médico-hospitalares, invalidez temporária e permanente e morte.
 
As coberturas do seguro RETA são divididas em 5 categorias.

Categorias

  • Passageiros: acidentes a bordo da aeronave, durante o voo e manobras e no embarque e desembarque (desde que o transporte até os locais de embarque/desembarque seja feito fornecido pelo transportador aéreo.

  • Tripulantes: idem casos previstos para os passageiros.

  • Danos a pessoas e bens no solo: reembolso de despesas com remoção, armazenamento e proteção de remanescentes, bem como de honorário de peritos.

  • Colisão e abalroamento: idem acima.

  • Bagagens: reembolso de danos às bagagens, incluindo extravio.

  •  
Também estarão cobertos pelo seguro possíveis lesões corporais resultante da tentativa de salvamento de pessoas e bens, desde que ligada diretamente a acidentes com a aeronave segurada.
Em adicional ao seguro obrigatório, também é possível a contratação de coberturas complementares para garantir a segurança do patrimônio (aeronave), tais como guerra, sequestro e confisco; extensão do perímetro de cobertura; acidentes pessoas de passageiros e tripulantes; e permanência no solo, por exemplo.